. O que é? - É a rapidez com que os reagentes se consomem e os produtos de reacção se formam.
.Factores que influenciam a velocidade das reacções:
Concentração de Reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reacção química. Essa propriedade está relacionada com o número de colisões entre as partículas.
Temperatura: Quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reacção. Podemos acelerar uma reacção lenta, submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada.
Luz: Certas reacções, as chamadas reacções fotoquímicas, podem ser favorecidas e aceleradas pela incidência de luz. Trata-se de uma reacção de fotólise, ou seja, da decomposição de uma substância pela acção da luz. Podemos retardar a velocidade de uma reacção diminuindo a quantidade de luz.
Catalisadores: São substâncias capazes de acelerar uma reacção. Exemplo: alguns produtos de limpeza contêm enzimas para facilitar na limpeza da sujidade. Essas enzimas facilitam a quebra das moléculas de substâncias responsáveis pelas manchas nos tecidos.
Superfície de contacto: Quanto maior a superfície de contacto dos reagentes, maior será a velocidade da reacção. Exemplo: os antiácidos efervescentes quando triturados dissolvem-se mais rápido em água do que em forma de comprimido inteiro, isto porque a superfície de contacto fica maior para reagir com a água.
A experiencia foi feita em video e pode ser vista no inicio da pagina.
Sem comentários:
Enviar um comentário