domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ozono

Oxigénio e Ozono.
 As moléculas de oxigénio e de ozono ,(O2 e O3), são substancias elementares, ou seja, são constituídas por um único elemento químico.
O Ozono é uma substância química natural da atmosfera terrestre. É um gás que se forma de 3 átomos de oxigénio atómico.
A camada de ozono é uma região da atmosfera terrestre, numa faixa de 25 a 30 km de altura, onde a concentração de ozono é maior.


Camada de Ozono
A camada de ozono é uma "capa" de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de cancro da pele. Devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono , um gás que ao atingir a camada de ozono destrói as moléculas que a formam, causando assim a destruição dessa camada da atmosfera.

A reacção
As moléculas de clorofluorcarbono, passam intactas pela troposfera, que é a parte da atmosfera que vai da superfície até uma altitude média de 10.000 metros. Em seguida essas moléculas atingem a estratosfera, onde os raios ultravioletas do sol aparecem em maior quantidade. Esses raios quebram as partículas de clorofluorcarbono liberando o átomo de cloro. Este átomo, então, rompe a molécula de ozono, formando monóxido de cloro e oxigénio.
CFCℓ3                      3 Cℓ +C+F
Cℓ + O3                                   Cℓ O +O2  


                    
Conclusão
Concluímos que a utilização de produtos com CFC, tem consequências muito graves, com a destruição da camada de ozono, o aquecimento global continuará a subir, haverá mais radiações de raios ultra-violeta e isso sobe as probalidades de cancro na pele.
A destruição da camada de ozono, tem consequências muito graves ,mas que podem ser impedidas.